segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Ana Carolina: um talento reconhecido



Ana Carolina Sousa é cantora, compositora, arranjadora e instrumentista.


Como se costuma dizer, é uma artista completa. Nasceu em Juiz de Fora, em 1974, onde iniciou sua carreira. A influência musical vem do berço: a avó cantava em programas de rádio, seus tios-avós tocavam percussão, piano, violão, violoncelo e violino. Além de todo esse currículo familiar, Ana Carolina cresceu ouvindo nomes de ícones brasileiros como Chico Buarque, João Bosco, Maria Bethânia e muitos outros, os quais influenciaram sua trajetória musical e a preocupação constante com a criação de músicas de qualidade.

Ainda na adolescência, Ana Carolina iniciou sua carreira como cantora, apresentando-se em bares de sua cidade natal. Com o objetivo de fazer da música sua profissão, Ana deixou o curso de Letras na Universidade Federal de Juiz de Fora e seguiu para o Rio de Janeiro em busca do sucesso, o que não demorou muito para acontecer. Apresentando-se em um show no Mistura Fina, Ana Carolina encontrou o que precisava: alguém para apostar e investir em seu talento. Luciana de Moraes, filha de Vinicius de Moraes, encantou-se com a voz grave e cheia de melodia da cantora mineira. Resultado: em apenas 15 dias a promissora cantora assinou um contrato com a BMG.

Em 1999, chega ao público “Ana Carolina”, o primeiro Cd da cantora. O disco é uma verdadeira obra de arte e resgata clássicos da MPB como “Beatriz”, “Alguém me Disse” e “Retrato em Branco e Preto”. Nesse trabalho, Ana também estréia como compositora, lançando músicas como “A Canção Tocou na Hora Errada” e seu primeiro grande sucesso “Garganta”. Foi por essa produção que Ana Carolina recebeu indicação para o Grammy Latino.

O segundo álbum, “Ana Rita Joana Iracema e Carolina” também foi um sucesso. Lançado em 2001, o nome do disco faz referências às músicas do cantor Chico Buarque, ídolo da artista. Este trabalho revela toda a irreverência e sensibilidade da mineira ao apresentar hits como “Quem de Nós Dois” e “Ela é Bamba”. “Estampado” é o seu terceiro disco. O trabalho apresenta uma mescla de ritmos que confirmam a originalidade do estilo musical da mineira. O quarto Cd foi a coletânea “Perfil”, que reúne sucessos dos três primeiros discos.

Durante o Projeto Tom Acústico 2004, o show entre Ana Carolina e o cantor Seu Jorge rendeu um Cd e DVD, intitulado “Ana e Jorge”. Porém, esse trabalho só foi lançado em 2005, obtendo ótima receptividade do público e de críticos musicais. A canção “É Isso Aí” atingiu o primeiro lugar nas paradas de sucessos. Ao longo de sua recente e já reconhecida carreira, Ana Carolina ganhou muitosprêmios, entre eles o Prêmio Multishow 2006, nas categorias Melhor Cantora e Melhor Cd, ainda pelo trabalho “Ana e Jorge”, um dos mais importantes de sua carreira, e o prêmio da Revista Tudo de Bom, que premia vários segmentos da arte e da cultura, na Categoria Som. No sexto álbum, “Dois Quartos”, a cantora se supera em maturidade, criatividade e estilo. Em uma das faixas Ana interpreta uma letra que fala de desejos proibidos e a música “Eu Comi a Madonna” fala de mulheres provocantes. Autêntica, talentosa e ousada, Ana Carolina declarou publicamente ao final de 2005 que é bissexual, causando polêmica e atraindo uma série de novos fãs do público GLBTS.

fonte: www.jfempauta.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário