terça-feira, 15 de março de 2011

Enchentes X Tsunami

Brasil


Enchentes e deslizamentos de terra atingiram o estado do Rio de Janeiro, localizado no Sudeste do Brasil, em janeiro de 2011. As cidades mais afetadas foram Teresópolis, Nova Friburgo, Petrópolis, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto, na Região Serrana do estado. Os serviços governamentais contabilizaram 905 mortes e entorno de 281 desaparecidos, sendo 156 em Teresópolis, 53 em Nova Friburgo, 45 em Petrópolis e duas em Sumidouro, outras 25 não estão relacionadas por município. Até o momento, nas quatro cidades, e cerca de 35 mil desalojados em conseqüência dos desastres naturais. Paulista de Caraguatatuba, em 1967. A tragédia foi considerada como o maior desastre climático da história do país, superando os 463 mortos do temporal que atingiu a cidade
As enchentes no Rio de Janeiro aparece na quinta posição na lista do Centro de Pesquisas de Epidemiologia dos Desastres (Cred, na sigla em inglês). Outra enchente no Brasil - que inclui as inundações no litoral do Rio e São Paulo. No Rio de Janeiro, a maior parte das mortes foi causada por deslizamentos em Niterói e no Rio de Janeiro.
Em resposta aos acontecimentos de 2011, a presidente Dilma Rousseff anunciou a destinação de 780 milhões de reais para reconstruir as cidades afetadas.

 Japão.

Tsunami no Japão 2011 – Vídeos, Fotos, e Notícias – Um terrível terremoto afetou nesta sexta-feira (11/03) a costa nordeste do Japão com magnitude 8,9,  gerando um tsunami no Japão (onda gigante com um potencial destrutivo) de até dez metros de altura, que varreu o país a partir da costa, matando muitas  pessoas e causando destruição. O terremoto foi o pior,classificado como o sétimo maior na história, de acordo com a agência dos EUA, e também o mais intenso  no Japão.

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, disse hoje que o governo brasileiro deve enviar ajuda aos cerca de 400 brasileiros que vivem na província japonesa de Fukushima. A região foi uma das mais afetadas pelo terremoto que atingiu o nordeste do país asiático na última sexta-feira.
Segundo Patriota, três consulados brasileiros na região estão funcionando em regime de plantão. O chanceler informou que serão enviados mantimentos e itens de necessidade básica.
 “Queremos prestar nossa solidariedade ao Japão e informar que 80% dos 254 mil brasileiros que vivem no país moram fora da região afetada", disse o ministro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário